terapia para vítimas de relacionamento abusivo e super necessário!
Se você percebeu que pode estar em uma relação abusiva, converse com um profissional,afinal, um relacionamento deve trazer alegrias e não causar sofrimento.
Quem passa por uma relação abusiva pode ter traumas psicológicos e físicos, além de desenvolver distúrbios de sono e alimentares, hábitos obsessivos compulsivos, depressão, pânico, ansiedade e pode passar a se machucar ou ter pensamentos suicidas.
Por isso, é muito importante buscar a ajuda de um profissional para retomar o curso natural da vida e recuperar a autoestima. Durante a terapia com psicólogo, é possível ter mais clareza sobre as consequências da relação, conquistar forças para encerrá-la e curar as feridas psicológicas deixadas.
as relações tóxicas também podem ocorrer entre pais e filhos, amigos ou no trabalho.
Quando falamos em relacionamentos abusivos, a discussão muitas vezes se restringe às relações amorosas. No entanto, amigos, colegas de trabalho e mesmo familiares podem criar laços tóxicos.
Em relacionamentos abusivos, uma das pessoas sempre precisa ceder e sofre com isso, enquanto a outra ‘dita as regras’.
Essa dinâmica se aplica, por exemplo, àquele amigo que começa a ignorar o outro em uma conversa quando é contrariado, aos pais que fazem o filho sentir que não será amado a menos que cumpra certas exigências, como escolher certa profissão, entre outras atitudes que exijam esforço e concessões emocionais de apenas uma parte.
“Enquanto a pessoa engole essas atitudes para não magoar o outro, ela magoa a si mesma e vai se fragilizando como ser humano”
Relacionamento abusivo não é só aquele do homem contra a mulher. A mulher pode ser o bicho ruim da relação também, mulher e mulher, homem e homem. Qualquer um pode ter um comportamento destrutivo.
Amizades também podem ser bem abusivas e destrutivas!
Clarice Falcão fez uma releitura da música Survivor do antigo grupo Destiny’s Child. A letra fala de uma mulher forte que descobriu que não precisa de um cara pra viver e que a vida sem esse cara vai muito bem, obrigada.
Nele, a cantora questiona todos os tipos de imposições e padrões, responsáveis por presisonar ainda mais a vida de uma garota – e a vida de qualquer pessoa, na verdade.
Você precisa ser magra.Você não pode usar batom vermelho no primeiro encontro. Você precisa seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade para não ficar de fora. Você deve se sentar com as pernas cruzadas.
Quem não viu o vídeo da JoutJout sobre relacionamentos abusivos
deveria ver. Às vezes você está em um relacionamentos abusivos e nem sabe, ou sabe, mas se recusa a aceitar.
Foi desse vídeo que saiu a expressão “não tire o batom vermelho”
Não tire o batom vermelho: Os sinais de um relacionamento abusivo
Neste clipe as mulheres passam o batom vermelho da maneira que desejam.
Já passei por coisa parecida com o relato que a Júlia conta no vídeo, não com um namorado, mas com uma amiga. Me arrumei para sair com um grupo de amigos e pra variar eu estava sem batom, pois não tenho o hábito de usar apesar de gostar muito.
Quando encontrei as amigas, todas estavam de batom bege, e já que eu estava sem resolvi passar também. O batom era lindo e fiquei feliz em usar.
No Uber, na hora de sair ouço da tal amiga que eu deveria tirar o batom, que eu estava feia, com cara de puta e que eu não era uma, e para acrescentar seguiu dizendo, “pegava mal” me maquiando assim iria atrair somente homens para aproveitar e usufruir do meu corpo como se eu fosse descartável o uma própria dita embalagem padronizada.
E o pior foi escuta isso vindo de uma mulher, porem nāo me surpreende dado fato que ela e apenas mais uma Vitima do achismo como o outro enxerga o mundo!
Quem ela pensou que era? Não me arrumei pra agradar homem nenhum e muito menos ela, era solteira, me arrumei para me divertir!
Senti uma mistura de coisas, decepção, choque, irritação e tristeza. era só um batom!
Cheguei a me questionar se de fato ela tinha razão! bobagem tolice minha.
“Acho o batom vermelho muito interessante, porque representa uma certa contradição padrão de beleza x liberdade feminina. Que na verdade não é contradição nenhuma.”
O batom vermelho é um símbolo de empoderamento feminino desde 1912
Em 1912, várias feministas como Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Perkins Gilman pintaram os lábios de vermelho como símbolo de empoderamento na marcha sufragista em Nova York em 1912, pelo direito das mulheres ao voto. Hoje em dia, a cor nos lábios continua sendo ícone de poder e feminismo.
Tirar o batom vermelho é deixar que pisem em você!
Tirar o batom vermelho é dar razão para quem não merece razão nenhuma!”Não podemos nos cobrar tanto, nem nos responsabilizar pela forma como o outro enxerga o mundo e interpreta a sua mensagem.” – Luisa Peleja
Prejuízos à saúde mental
Por isso, é importante que você abra os olhos e veja se você não está caminhando nesta direção. Pois, caso esteja, esse é o momento ideal para dar um passo atrás e rever suas amizades como se comportam com você.
Quando menos percebemos, já estamos nos cobrando tanto, nos “anulando” que a nossa autoestima, bem como a nossa saúde mental como um todo, já estão sendo prejudicadas. A autocobrança excessiva é algo tão nocivo, que nos deixa sobrecarregados. Com isso, começamos a nos estressar mais, a nos sentir mais culpados, sendo que, neste contexto, o que pode surgir também são seguidas crises de ansiedade.
Você deixa de ser quem é e de fazer as coisas que fazia. Aos poucos vai perdendo a identidade pra viver a vida do outro e da forma que ele enxerga o mundo.
Quando se está em um relacionamento abusivo é muito comum acharmos que estamos errados e não somos nada, é como se tirasse de você todo o seu brilho, e direito de escolha.
Agora compartilhe comigo :
você tiraria o batom vermelho para concorda com a opinião de alguém?
você se cobra muito? Não se permite errar em nenhum momento? De que forma você lida com esta cobrança? Deixe seu ponto de vista sobre o assunto e continue acompanhando nossos conteúdos diários.
Deixe seu ponto de vista sobre o assunto e continue acompanhando nossos conteúdos diários.
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Leia também: